TREINAMENTO FUNCIONAL - CONCEITO E BENEFÍCIOS


Cuidar da saúde física, mental e espiritual é essencial, principalmente para quem busca longevidade e boa forma. Mas, esses cuidados merecem bastante atenção, seja na alimentação, nas atividades físicas e no controle da mente. Hoje, o blog vai falar sobre o Treinamento Funcional! Com a ajuda do educador físico Sérgio Alves, vamos entender o que é esse tipo de treinamento, quais as funcionalidades, pra quem é indicado e muito mais. 

Fiz algumas perguntas para o professor Sérgio e acredito ser as principais dúvidas da galera. Aqui estão: 

1. O que consiste o Treinamento Funcional? 

  Treinamento Funcional é puxar, empurrar, estabilizar, levantar, arremessar, correr, saltar para fazer de seu corpo uma ferramenta que produza movimentos mais eficientes, melhorando a performance e prevenindo lesões, em um processo de aprendizado, desafio e evolução constante. 

O que determina a dinâmica de tudo que é feito são os objetivos, necessidade reais e potencial de movimento de cada atleta ou aluno. Assim, o treinamento é um processo em que o aluno aprenderá a fazer do seu corpo uma ferramenta mais funcional, com desafios definidos em médio e longo prazo, independente da idade, de ser um atleta ou um indivíduo sedentário. 

A visão do programa é similar à das grandes empresas e elege metas tangíveis, que serão alteradas a cada superação, colocando o praticante em constante desafio, e evitando estagnação em uma zona de conforto. Contudo, assim como os bebês não conseguem correr logo depois de dar os primeiros passos, os praticantes devem, também, responder a progressões graduais, respeitando seu ritmo e potencial, assegurando uma evolução segura.

É um contínuo de exercícios que ensina atletas e pessoas comuns a lidar com o seu peso corporal em todos os planos de movimento.

Não há máquina mais perfeita que o corpo humano, um rico sistema repleto de habilidades inatas, cujos potenciais de movimento são frequentemente subaproveitados.

2. Quais os benefícios do treinamento funcional?

Nesse tipo de treinamento, o foco principal é a harmonia dos movimentos corporais. Não trabalhamos os músculos de forma isolada e sim de forma integrada e proporcional. Trazendo, além de inúmeros benefícios estéticos, melhora da performance esportiva, correções posturais e menor risco de lesão. O objetivo é extrair o melhor de cada pessoa independente de quem seja. 

3. A partir de que idade já pode praticar? 

Não existe uma idade estabelecida para começar nesse treinamento, crianças de 3, 4 , 5 anos com boa orientação já podem começar.

Quanto mais cedo as crianças começarem a se exercitar e melhorar padrões de movimento, mais rica ela se tornará na fase adulta. Quando se trata de aprendizado e gesto motor, o treino deve ser de acordo com seu estado de condicionamento físico, buscando sempre desenvolver.

Por isso, frequentemente, digo: Dos 8 aos 80 ou até o fim da vida, devemos explorar o autoconhecimento do nosso corpo!

4. Qual a diferença entre o treino de musculação e o treino funcional?

No treinamento funcional, é de sua essência promover exercícios constantemente variados, que pode ser: leve, moderado ou intenso. A diferença é  a busca constante por movimento, o trabalho em cima de padrões de movimento. Já a musculação, isola um pouco os movimentos e se tem muita repetição de treino, algo que afasta a maioria dos adeptos.

Então, o treinamento funcional geralmente trabalha o corpo como um todo e não segmentado por partes como na maioria das academias.

Dá para ganhar massa muscular? Sim. Depende de como você treina, se alimenta, descansa e como é seu estilo de vida!

5. Quanto tempo leva para obter resultados?

Os resultados podem ser em curto, médio ou longo prazo, depende de diversos fatores que o cliente/ atleta deve fazer, como: alimentação, sono, treino, estilo de vida, dedicação, mente, espírito, autoconhecimento, etc.

Uma pessoa pode ter resultado em semanas, meses, anos. Depende de exclusivamente de você e da manipulação nos treinos que o profissional capacitado promove!

6. Para quem é mais indicado o Treinamento Funcional? 

Para todos! 
Criança não precisa só de recreação, precisa de treinamento.

Estudante não precisa "desestressar" enquanto faz exercício, precisa do exercício para ir bem na prova.

Idoso não precisa de um acompanhante, precisa de treinamento para melhorar a qualidade de vida.

Deficiente não precisa de caridade, precisa de treinamento para aumentar sua autonomia .


Curtiu? Que tal iniciar aulas do treino funcional? Compartilhe esse artigo com seus amigos e nas redes sociais!

Nenhum comentário

NÃO USE OS TEXTOS AQUI CITADOS PARA FINS LUCRATIVOS. CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO. . Tecnologia do Blogger.