PREVENÇÃO PARA ALÉM DAS CAMISINHAS: MITOS E VERDADES SOBRE O HPV


Fala galera,
Hoje não é sábado (dia onde abordo assuntos com a temática de sexo), mas estou aqui para falar com vocês algo que é bastante importante para todos que tem a vida sexual ativa e para quem  não tem também.

Vocês com certeza devem lembrar daquelas imagens super nojentas que os professores de biologia separavam e mostravam como consequência das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) nas aulas de reprodução humana, né verdade? Lembram como ficávamos horrorizados ao ver aquelas imagens de verrugas e pustemas nas venitalias de pessoas que tinha o HPV, por exemplo?

Pois é, mas parece que maioria da população não entenderam muito bem o recado, pois o que os estudos apontam é que está aumentando os índices de HPV, HIV, Sífilis e Hepatite B entre os jovens. 


Já falei várias vezes aqui no blog sobre a importância do uso do preservativo. Porém, acontece que usar camisinha não é a única maneira com que você possa está prevenindo uma possível doença sexualmente transmissível. É importantíssimo a vacinação, os exames de rotina e a periodicidade das idas ao médico.

Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) ampliou a vacinação de HPV para mulheres e homens entre 15 e 26 anos. A notícia é boa, mas nem tanto! Sabe qual foi o motivo para que se ampliasse essa vacinação? O não atingimento da meta que era de 80%, e foi muito abaixo desse percentual. Ou seja, a Saúde disponibilizou essas vacinas, mas o desinterece da população foi tão grande que ficou sobrando vacinas nos municípios.

Como eu sei que essa faixa etária tem uma certa resistência em procurar postos de saúde para fazer esse tipo de tratamento, entre diversas outras dificuldades, resolvi fazer minha parte compartilhando com vocês através do blog, já que a mídia independente é um dos meus veículos de comunicação.

Vou compartilhar alguns mitos e verdades sobre o papilomavírus humano, mais conhecido como HPV:

O HPV não tem cura

MITO. O HPV tem cura sim! E a maioria das infecções causadas por HPV já são eliminadas naturalmente pelo nosso próprio sistema imune. Mas, não são todas, pois algumas continuam e pode causar lesões e todas essas lesões devem ser acompanhadas por um médico. 


Só pega HPV na relação sexual

MITO. Podem tirar o cavalinho da chuva! Esse vírus pode ser contraído até mesmo por roupas íntimas, toalhas, e ate superfícies, como assento do vaso sanitário. E não apenas na genitália, mas também no ânus, boca e garganta. Por isso, é preciso tomar bastante cuidado! 

Homens não desenvolvem doenças relacionadas ao HPV

MITO. Os homens também contraem a doença assim como as mulheres e os sintomas mais comuns são as verrugas genitais, que se não cuidar pode virar câncer de pênis e de ânus. 


A infecção, geralmente, não apresenta sintomas

VERDADE. O que é trágico para quem não faz exames de rotina. Muitas pessoas nem sabem que é portador(a) do vírus e só vão descobrir quando fazem o exame e o médico nota que tem algo errado. 


Então, gente, curtiram? Corre no postinho mais próximo de você e toma logo essa vacina que o SUS disponibilizou e ainda ampliou a idade mínima para 26 anos. Meninas e meninos, vamos nos conscientizar mais sobre isso e compartilhar a ideia! Tem vacina sobrando!!! 

Nenhum comentário

NÃO USE OS TEXTOS AQUI CITADOS PARA FINS LUCRATIVOS. CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO. . Tecnologia do Blogger.