BANANA: CURIOSIDADES + RECEITA


A fruta mais consumida no mundo é a banana! Há diversos tipos de banana nos mercados: nanica, a ouro, a prata, da terra, maça e etc. Cada uma com sua peculiaridade e seu sabor.



E o que é que a banana tem?


A banana é fonte de potássio, magnésio, ferro, vitamina A e C e do complexo B. Além de fibras e compostos fenólicos, um grupo de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e ajudam no relaxamento muscular.
Ela também possui Triptofano, um aminoácido que atua como precursor de serotonina, o neurotransmissor relacionado ao prazer e bem-estar.



Mas e as calorias?

A banana prata tem 98 kcal a cada 100 gramas. E possui o menor teor de frutose (açúcar da fruta) dentre as variedades. 
A banana da terra possui 128 kcal a cada 100 gramas. Ela possui maior teor de vitamina C e carboidrato do que as demais. 

E a banana verde ?


Essa merece destaque, principalmente por ser acrescentada em receitas, sopas e sucos. A banana verde apresenta maior quantidade de amido resistente, que é fermentado no intestino grosso e favorece a saúde e o bom funcionamento do órgão. O consumo regular da farinha ou da biomassa de banana verde por exemplo, aumenta a sensação de saciedade e ajudar a prevenir o ganho de peso e absorção de açúcar pelo sangue (para diabéticos ela é um alimento super interessante).

Bolo de caneca de banana com cobertura de pasta de amendoim


- Meia banana amassada
- 1 ovo
-1 col sopa de farinha de linhaça dourada
- 1 col sobremesa de cacau em pó
- 1 col chá de canela
- 2 col sopa de agua

Misture tudo em uma caneca (de preferencia alta) até formar uma massa homogênea. Leve ao micro-ondas em potencia máxima por aproximadamente 1 minuto e meio (sugiro ir parando de 30 em 30 segundos, já que os micro-ondas variam). 


Desenforme e parta o bolo ao meio e rechei com a outra metade da banana. Para cobertura pode usar pasta de amendoim granulada. 

OBS: A farinha de linhaça pode ser substituída por: farinha de coco, de castanha e de amêndoas. 
Não uso nenhum tipo de adoçante, por que a banana já é doce o suficiente pra mim. Mas se você preferir, pode usar: stevia, xylitol ou eritritol. 

Um comentário:

NÃO USE OS TEXTOS AQUI CITADOS PARA FINS LUCRATIVOS. CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO. . Tecnologia do Blogger.