A EDIÇÃO COMO PARTE DA FOTOGRAFIA


“Meus retratos são mais sobre mim do que as pessoas que eu fotografo”. Richard Avedon cunhou essa frase que, embora em um contexto diferente, ilustra bem a importância da edição como parte da fotografia. Um retrato, diferente de uma fotografia qualquer, é construído. O local, a produção e a direção do modelo são partes dessa construção, que só é finalizada após a edição.

Pense em um retrato como uma receita, ao entregarmos os mesmos ingredientes a qualquer cozinheiro, dificilmente teremos o mesmo sabor. A base da receita pode até ser igual, mas haverá inúmeras pequenas variações, desde a temperatura do fogão até o modo de preparo propriamente dito. A fotografia é exatamente assim, os mesmos cenários, produção e modelos produzirão resultados completamente distintos nas mãos de fotógrafos diferentes.

Mas o que torna a edição algo tão especial? Para ajudar a entender, precisamos lembrar que um retrato é uma peça de arte, e como tal vai levar as características do seu autor. Consegue imaginar Rembrandt sem o uso das luzes tão presentes em sua obra? O mesmo acontece com os fotógrafos mais experientes, eles já encontraram seu estilo na fotografia e isso será sempre evidente eu seus trabalhos. Richard Avedon, mundialmente famoso por seus retratos, tem como principal característica o uso do preto e branco de forma brilhante. Steve McCurry fez seu nome pelo exato oposto, um uso forte das cores de modo que elas literalmente fazem parte da história que está sendo contada em seus retratos.


Na hora de escolher o fotógrafo para o seu ensaio, leve em consideração seu estilo de edição. Ele pode até fazer o retrato do jeito que você solicitar, mas com certeza o resultado não terá a marca registrada do profissional. Isso fará diferença e ficará bem evidente no momento em que você vir as fotos. Se você ainda não consegue identificar as diferenças no estilo, faça um pequeno exercício: escolha as melhores fotos do seu fotógrafo favorito. Veja o que lhe chama mais a atenção, o que salta aos olhos em cada fotografia. Depois compare quantos destes pontos se repetem em cada fotografia. Pronto, você está começando a entender como as características influenciam o seu gosto pelo trabalho de cada fotógrafo.


Gostaram do nosso papo de hoje? Quem são seus fotógrafos favoritos? Comentem o que lhes agrada mais em cada estilo e semana que vem tem mais!


Nenhum comentário

NÃO USE OS TEXTOS AQUI CITADOS PARA FINS LUCRATIVOS. CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO. . Tecnologia do Blogger.