TOP 5: FILMES FRANCESES


Fala galera,
Hoje resolvi trazer uma lista pra vocês sobre o meu top 5 de filmes franceses que mais amo. Pra quem ainda não conhece o cinema francês essa lista é ótima para abrir suas mentes e mostrar o que os franceses tem para nos ensinar a partir dessa arte tão linda que é o cinema. 

Pra quem não entende absolutamente nada de cinema mundial, vou explicar de uma maneira bem breve pra vocês entenderem de forma simples. Pois bem: Cada país/nação/povo tem uma cultura e essa cultura sempre reflete na arte. Com o cinema não é diferente, eles vão passar a ideia central do filme através da visão de um cidadão daquele lugar. 

Um exemplo é quando assistimos  à filmes com produções brasileiras... Quem é de Recife e conhece o audiovisual pernambucano se identifica super com tamanha realidade dentro de um filme também. Por isso, é tão bacana conhecer um lugar pelo cinema deles (não descarto a possibilidade de viajar para conhecer o local).

Com o cinema francês, que é bem diferente do cinema Hollywoodiano, sem roteiros com versões hiper dramatizadas e cheias de fantasias da realidade. Eles conseguem fazer um final surpreendente mostrando o que é real, com as verdadeiras capacidades (e incapacidades) humanas. 

Com isso, veja aqui abaixo a minha lista com os 5 filmes franceses que ensinam sobre a vida e o ser humano: 

1. DEUX JOURS, UNE NUIT (DOIS DIAS, UMA NOITE)

Sinopse
Na Bélgica, Sandra (Marion Cotillard) ficou afastada do trabalho por depressão e, quando retorna, descobre que seus colegas aceitaram receber um bônus salarial no lugar de sua vaga. Agora com a ajuda do marido (Fabrizio Rongione), ela tem apenas um final de semana para fazer os colegas mudarem de ideia, para que ela possa manter seu emprego.

2. AMOUR (AMOR)

Sinopse
 A narrativa se foca em um casal idoso aposentado, Anne e Georges, e uma filha que vive na França. O drama começa quando Anne é submetida a uma operação na carótida que corre mal e a paralisa em um lado do corpo.

3. LA VIE D'ADÈLE (AZUL É A COR MAIS QUENTE) 

Sinopse
Adèle é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma, sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.

4. DE ROILLE ET D'OS (FERRUGEM E OSSO)

Sinopse
No norte da França, Ali conhece Stephanie após uma briga na boate onde ele trabalha como segurança. Ele é um boxeador que faz bicos para se sustentar e conta com a ajuda da irmã, que o deixa morando na garagem e Stéphanie é uma ex-treinadora de baleias que perde as pernas após um acidente. Os dois vivem uma história de amor imprevisível sobre todas as dificuldades, físicas e morais.

5. LE FABULEUX DESTIN D'AMÉLIE POULAIN (O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN) 


Sinopse
O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresce isolada das outras crianças. Isso acontece porque o seu pai acha que Amélie possuí uma anomalia no coração, já que este bate muito rápido durante os exames mensais que o pai faz na menina. Na verdade, Amélie fica nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, o seu coração bate mais rápido que o normal. Seus pais, então, privam Amélie de frequentar escola e ter contato com outras crianças. A sua mãe, que é professora, é quem a alfabetiza até falecer. A sua infância e a morte prematura de sua mãe acabam por influenciar fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relaciona com as pessoas e com o mundo depois de adulta.

Não vou falar nada sobre os filmes, para que vocês assistam todos e depois me falem do que acham. Eu já falei que eles não têm a mesma temática hollywoodiana. Pretendo fazer uma resenha de cada um, me cobrem! 

3 comentários:

NÃO USE OS TEXTOS AQUI CITADOS PARA FINS LUCRATIVOS. CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO. . Tecnologia do Blogger.