SELFIE OU AUTORRETRATO? - LUCAS MORAES

(foto: imagem da internet) 

Fala galera,
Estou procurando a cada vez mais deixar vocês, queridos leitores do blog, com conteúdo bacana durante a semana. Agora não temos apenas um post por dia, temos duas postagens por dia! 🎉

E hoje, apresento-lhes Lucas Moraes. Lucas, veio para mostrar que o que reina nele não é apenas a prática, ele sabe muito de teoria também e quer passar ótimas dicas para vocês. Eficiente, idealizador, amigo, inteligente, sociável, fotógrafo, analista de sistema, libriano e ainda vai dar uma entrevista para o programa Roda Viva da TV Cultura. 

Ele terá um espaço aqui no blog todas as quintas-feiras para falar de fotografia, dar dicas, trazer referências, abordar questões relacionadas à arte com o foco na fotografia e muito mais. Portanto, se liguem, todas as quintas aqui no blog! Leia agora o primeiro texto de Lucas: 

SELFIE OU AUTORRETRATO? 

Olá pessoas! As selfies já fazem parte do nosso cotidiano. Se você não tem o hábito de fazer, com certeza conhece alguém que não resiste a fazer aquela foto para registrar os momentos importantes. Algumas pessoas fazem selfies e ao publicar nas redes sociais, utilizam a hashtag #autorretrato, mas será que selfie e autorretrato são a mesma coisa?

A expressão selfie foi utilizada pela primeira vez na Austrália, por um estudante que havia postado uma foto feita com seu celular para mostrar os estragos de uma queda por uma noite de bebedeira. O termo ganhou força apenas em 2012 com a utilização da hashtag pela grande maioria das mídias sociais. Hoje a palavra selfie é amplamente utilizada para definir qualquer foto feita de si próprio, seja sozinho ou em grupo.

O autorretrato é uma expressão bem mais antiga, sendo possível encontrar registros de autorretratos na era medieval. Bem, mas a fotografia surgiu muito depois disso, como é possível haver esses registros? Esta é a mais evidente diferença entre selfie e autorretrato. Enquanto a primeira é sempre uma fotografia, um autorretrato independe do meio que é produzido, podendo ser uma pintura ou qualquer outra forma de representação artística. Mas vamos imaginar que você queira comparar apenas autorretratos fotográficos com a selfie, será que agora dá para considerar a mesma coisa?

Embora opiniões possam divergir neste sentido, ainda vejo como coisas distintas. Uma selfie tem um caráter mais descontraído e informal, a foto é feita sem grandes preocupações técnicas ou conceituais. O autorretrato via de regra é feito com mais cuidado, quase sempre de modo conceitual e tenta expressar um sentimento ou percepção do retratista.

O mais importante é que seja qual for a natureza da sua fotografia, não deixe de se expressar e registrar seus momentos da forma que lhe for mais adequada. Gostaram do nosso bate-papo? Não deixem de comentar o que acharam e semana que vem tem mais!

Lucas Moraes

Nenhum comentário

NÃO USE OS TEXTOS AQUI CITADOS PARA FINS LUCRATIVOS. CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO. . Tecnologia do Blogger.