ME CONVIDARAM PARA UM ENSAIO FOTOGRÁFICO, E AGORA?


Olá pessoas! Então você está lá, tranquila navegando e checando suas redes sociais, quando de repente recebe um convite para um ensaio fotográfico. E agora, aceito ou não? Como saber se é seguro? Por que será que ele ou ela me convidou para um ensaio? Vamos tirar essas dúvidas bem rapidinho?

O primeiro critério é muito simples. Estou ou não a fim de fazer o ensaio? Se não estiver a fim, recuse educadamente, simples assim. Não se sinta constrangida de dizer não, afinal é apenas um convite.

O próximo passo é fundamental, vamos verificar se a pessoa é séria e tem um trabalho consistente. Antes de qualquer coisa, peça para conhecer o trabalho do fotógrafo. O mínimo que um profissional da área deve ter é uma página de Facebook e uma conta no Instagram. Veja os trabalhos anteriores, procure as pessoas que ele fotografou, interações, comentários, tudo isso diz muito a respeito do profissional. Ao menor sinal de perigo, não tenha medo de cortar o papo e vida que segue.

Você checou a pessoa, mas ainda está com aquela pulga atrás da orelha: por que eu? Onde essa pessoa me encontrou? Geralmente fotógrafos convidam pessoas para renovar o portfólio. É muito comum que os trabalhos acabem ficando muito parecidos, porque cada fotógrafo tem um estilo, uma assinatura (isso é assunto para outra conversa, me cobrem!). Com um cliente que está pagando pelo ensaio não temos a mesma liberdade criativa, então precisamos buscar modelos para colocar em prática projetos e inspirações que nem sempre vamos convencer as pessoas de que o resultado vai valer a pena. Se alguém lhe convidou, é porque alguma característica tua salta aos olhos, ou o teu perfil se encaixa em algo que ele já idealizou.

Finalmente você conversou, curtiu a proposta e resolveu aceitar. Como se preparar para o dia do ensaio? Aqui vão algumas dicas para chegar no dia e estar preparada!

1. No dia anterior, faça uma esfoliação na pele. Isso ajuda muito na hora de tratar as fotos;

2. Procure referências de poses e treine no espelho. Expressões, olhares, poses, pense que o espelho é a câmera e se solte;

3. Estude as referências que o fotógrafo te mandou para entender qual a proposta do ensaio. Veja outras fotos com a mesma temática ou estilo;

4. Descubra seu melhor lado. Faça várias selfies dos dois lados da face, com boa iluminação para descobrir isso.

5. Se você quer estar na melhor forma possível, evite alimentos que causem retenção de líquido ou inchaços;

6. Se você for menor, em hipótese alguma vá para o ensaio sem um responsável. Na verdade, se o fotógrafo disser que isso não é importante, nem aceite o convite;

Essas são apenas algumas dicas de como tornar sua experiência a melhor possível. No mais curta o momento e confie na direção do fotógrafo. Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas, se quer saber mais, perguntem nos comentários e semana que vem tem mais!

Lucas Moraes


2 comentários:

  1. Adorei essas dicas. Eu fiz um mini-ensaio e mesmo assim não teve tempo para me preparar como deveria.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  2. Lucas
    Dicas valiosíssimas! Amei ... eu bem que me preparei um pouco hahahah
    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir

NÃO USE OS TEXTOS AQUI CITADOS PARA FINS LUCRATIVOS. CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO. . Tecnologia do Blogger.