CUIDADO COM AS MAQUIAGENS PARA OS OLHOS


Fala galera,
Maquiagem dá um charme único ao rosto de quem as usa. Cores, tons, brilhos, lápis e um enorme aparato de cosméticos estão à disposição daqueles que gostam de dar uma levantada na aparência com o auxílio dos produtos de beleza. Mas é preciso ter cuidado, principalmente, com os olhos. O uso contínuo de produtos nessas regiões pode causar irritações, inchaços e até ajudar a desenvolver alergias. De acordo com o médico oftalmologista Rubem Lima, do Hospital dos Olhos de Pernambuco (Hope), é necessário ter alguns cuidados básicos e atenção.



Maquiagem e pincéis de uso individual

É normal procurar salões de beleza em busca de maquiadores profissionais, mas essa atitude é arriscada. “Os utensílios, como pincéis, devem ser de uso individual. É muito perigoso compartilhar materiais que entram em contato direto com os olhos”, alerta Dr. Rubem. Isso porque doenças podem ser transmitidas, como uma conjuntivite, por exemplo, ou outras infecções. “Tem gente que não sabe que está com a doença, contamina o pincel e, aquele pincel, será utilizado por outra pessoa”, explica, ressaltando que esse é o principal cuidado a ser tomado.

Limpeza

Doutor Rubem conta que no mercado há uma variedade enorme de demaquilantes e produtos específicos voltados para a limpeza de maquiagem para os olhos, incluindo os cílios. “Nós recomendamos o uso desses produtos, porque são específicos, com fórmulas diferenciadas e não causam irritações. É preciso ficar atento à marca, se é conhecida e registrada.” Ele diz ainda que, no caso de não ter disponível um demaquilante para os olhos, pode-se utilizar shampoo neutro diluído em água.

Alergia

Além da validade e qualidade dos produtos, Dr. Rubem aconselha uma leitura atenta aos componentes das maquiagens. “Geralmente, quem já teve alguma experiência alérgica anteriormente, fica atento. Mas é uma regra que vale para todos”, fala. As reações alérgicas são várias e podem ser graves. Processos alérgicos como lacrimejamento, inchaço, vermelhidão são os mais frequentes. Há ainda o risco da dermatite de contato, quando o produto atinge o globo ocular causando danos. Diante desses casos, o indicado é suspender o uso imediatamente, fazer a limpeza com demaquilante ou com shampoo neutro diluído em água e aguardar. Caso persista, procurar uma emergência para que o médico interfira com a administração de remédios.

Casos adversos

O contato indevido da maquiagem com o globo ocular pode ocasionar o ressecamento, uma disfunção do filme lacrimal. Além da irritação, a pessoa fica sentindo um corpo estranho na parte interna das pálpebras. “A maquiagem pode causa obstrução das glândulas lacrimais, deixando a produção irregular e ressecando, atrapalhando a visão”, conclui.

Serviço
ILHA DO LEITE – Hospital e Clínica
Rua Francisco Alves, 887, Ilha do Leite, Recife - PE
(81) 3302-2020
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 7h às 18h



6 comentários:

  1. Eu adorei as dicas de cuidado. Sou meio desligada pra essas coisas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas! A região dos olhos é muito sensível mesmo!
    Alguns produtos da Avon me deixam super alérgica e uma vez testei um lápis deles que me deixou com os olhos super inchados.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  3. Amei todas as dicas !
    Realmente devemos tomar cuidado com nossos olhos , de nada adianta uma maquiagem linda se ela pode comprometer nossa visão .
    Beijo
    Estação 97

    ResponderExcluir
  4. Olá, Priscila.
    Adorei a postagem, bem esclarecedora. Eu como tenho problemas de vista, já raramente uso alguma coisa, os óculos sempre atrapalham e não enxergo sem eles para passar nada hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Loving this! Great post babe! x

    www.fromluxewithlove.com
    www.bloglovin.com/blogs/from-luxe-with-love-14590195

    ResponderExcluir

NÃO USE OS TEXTOS AQUI CITADOS PARA FINS LUCRATIVOS. CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO. . Tecnologia do Blogger.