CINCO TRUQUES SIMPLES PARA MANTER O CABELO SAUDÁVEL


Fala galera,
Curto ou longo, cacheado ou liso, tingido ou natural. Independente do tipo de cabelo, um consenso existe: todo mundo quer ter as madeixas bonitas e saudáveis. Para isso, é preciso ter alguns cuidados e criar hábitos para que eles fiquem fortes, sedosos, limpos e sem danos. Veja as dicas que separamos para quem quer deixar a cabeleira livre e bem feita.

1. Alimente-se bem

Uma boa alimentação faz bem para todo o organismo, e não seria diferente com os cabelos. A cenoura, por exemplo, oferece o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho. Já a vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interfere na produção da oleosidade natural do fio. O espinafre é rico em clorofila, que, juntamente com o ferro, ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecer a raiz e normalizar o ciclo de crescimento dos fios. A aveia, salmão, soja, laranja, morango, castanha do Pará e o agrião, também são amigos do cabelo. E, claro, beber bastante água.

2. Invista em produtos naturais

Cosméticos com produtos naturais trazem grandes benefícios para os fios. Assim como no caso dos alimentos, shampoos e condicionador podem fornecer nutrientes que fazem bem. Um exemplo é a mandioca. “Suas fórmulas equilibradas, ricas em vitaminas, proteínas e minerais presentes no extrato da folha de mandioca, nutrem e condicionam os fios. Desenvolvidas especialmente para fortalecer e devolver aos seus cabelos a maciez, a elasticidade e o brilho perdidos no dia a dia promovendo o crescimento de fios saudáveis”, explica Gilberto Miranda, representante da Vittis Cosméticos, que desenvolveu uma linha com shampoo, condicionador, máscara capilar, leave-in e reparador de pontas a partir da mandioca.

3. Cuidado com o secador e a chapinha

O calor de aparelhos como secador e chapinha é um dos principais agentes danificadores. O ideal é modelar o cabelo sem usar o calor, como fazendo tranças ou usando toucas. Outra dica é após o uso dos aparelhos. Quando você retira um bife da churrasqueira, ele continua a cozinhar por um tempo. O mesmo ocorre no cabelo quando usamos secador ou chapinha. Para interromper esse processo, o ideal é utilizar o jato de ar frio nos fios para selar as cutículas e dar mais brilho.

4. Lavar com menos frequência

Lavar o cabelo todos os dias não só tira a gordura natural dos fios como desalinha as cutículas, causando o indesejado frizz. A longo prazo, o hábito também favorece a quebra. A solução é lavar o cabelo com intervalo mínimo de um dia. Shampoos a seco funcionam como bons eliminadores de odor e ajudam a disfarçar a oleosidade dos fios. No pós-banho, o hábito de esfregar a toalha com força acelera o processo de ruptura dos fios, então aperte, mas não esfregue. E seja para aplicar um creme para pentear, uma máscara hidratante ou um spray com ação antitérmica, a regra é dividir o cabelo em mechas menores para que o produto seja espalhado de maneira uniforme. Depois, escove todo o comprimento, para garantir que o produto não fique acumulado. Ao secar o cabelo, aperte a toalha delicadamente, sem esfregá-la sobre os fios.

5. Camisas velhas

Enxugar o cabelo com camisas velhas é uma dica pós-banho que caiu no gosto de quem gosta de cuidar da cabeleira. Isto porque o algodão das camisetas agride menos o cabelo do que as toalhas tradicionais, preservando as cutículas e mantendo os fios com aparência saudável. A toalha usada no banho absorve o excesso de água dos cabelos, rouba parte das substâncias que aplicamos para repor aos fios, provocam atrito que danificam a camada de cutículas dos fios, deixando as madeixas ressecadas, causando o temeroso e odiado frizz, o volume excessivo e a porosidade. Outra dica é comprar toalhas específicas para o cabelo.

E aí gente, o que acharam das dicas? Espero que façam bom proveito delas! Até amanhã, beijos!!!

Texto de Maiara Melo.

Nenhum comentário

NÃO USE OS TEXTOS AQUI CITADOS PARA FINS LUCRATIVOS. CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO. . Tecnologia do Blogger.