SEU CABELO BLACK é POWER: COMO CUIDAR DO SEU CABELO CRESPO E CACHEADO?


Fala galera, 
Hoje vou dizer alguns segredos na hora de lavar, enxugar, pentear, produtos adequados e até como cuidar do cabelo durante o sono.


Nos últimos anos, muito se tem ouvido falar do empoderamento feminino, que resultou na libertação de muitas regras impostas pela sociedade, entre elas, o uso do cabelo crespo e cacheado, que há muito tinha dado espaço à ditadura da chapinha. Para deixar os cachos do jeito que desejar, separei algumas dicas de penteados, além de como cuidar e tratar das madeixas encaracoladas.

Lavagem
Passar um óleo de tratamento antes de lavar o cabelo pode garantir uma hidratação melhor, porque vai umectar os fios porosos. Aplique o óleo em todo o cabelo, espere 5 minutos e depois siga com a lavagem normal. Outra dica simples é antes de entrar no chuveiro aplicar um condicionador de hidratação profunda nos fios e cobri-los com uma touca. O vapor do banho irá ajudar potencializar o efeito da hidratação.

Enxugar
Depois de lavar seu cabelo, remova o excesso de água com uma camiseta macia ao invés de uma toalha porque assim você previne o frizz e evita que o cabelo fique bagunçado. Ao contrário da camiseta, as toalhas absorvem água demais. A maciez da peça ajudará suavizar seus cachos e irá evitar que eles embaracem. Uma boa dica também é a técnica plopping. Bem simples, ela seca os cachos sem desmanchá-los. É só usar uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão, estender o tecido sobre uma superfície plana e curva-los para que o topo da cabeça fique no centro. As pontas ficam para baixo. Depois, é puxar a base da toalha para nuca e envolver os fios, enrolando o cumprimento do cabelo, formando um coque perto da nuca. Depois de 30 minutos, após retirar o coque, os cachos ficarão perfeitos.

Pentear
É unanimidade entre os que possuem cabelos crespos e cacheados que os fios devem ser penteados ainda molhados. Comece sempre penteando o cabelo de baixo, pois é muito mais fácil tirar os nós das pontas. Outra dica é usar pente de madeira, que tira a eletricidade dos fios e ajuda a eliminar o frizz. Pentei com creme, pois o produto é um dos aliados mais fortes de quem tem cabelos crespos. Além de facilitar o penteado, reduz o frizz e ajuda a desembaraçar o cabelo com mais facilidade.

Produtos
“É muito importante escolher o shampoo e o condicionador específicos para o tipo de cabelo, porque cada linha tem uma carga elétrica que se transfere para os fios”, explica Gilberto Miranda, da Vitiss Cosméticos, que possui a linha Ondulele Curly & Wavy, pensada para controlar frizz, que são comuns em cabelos cacheados, com creme para pentear, umidificador de cachos e ativador. Os ativos presentes nesses tipos de produtos proporcionam cachos protegidos e definidos por mais tempo, ao contrário de produtos de linhas voltadas para qualquer tipo de cabelo. O cabelo crespo perde a umidade muito fácil, e o umidificador funciona como uma película protetora dos fios, além de deixá-los mais hidratados.

Alimentação
Como dizem por aí: “nós somos o que comemos”. Por isso, é fundamental para o crescimento, beleza e qualidade dos fios, manter uma dieta saudável e balanceada. No cardápio deve conter carnes, peixes, frango e ovos, já que esses alimentos contêm ótimas proteínas. Também é recomendável vitaminas do complexo B, principalmente a B2. E, claro, beber bastante água – uma média de dois litros por dia.

Saídas
Ative os cachos. Cremes, mousses, sprays e outros tipos de ativadores de cachos contribuem para a eliminação do frizz e são ótimas armas para modelar os fios, deixando-os mais definidos, brilhosos e macios. Se possível, evite lavar o cabelo em dias de chuva, pois a umidade causa o frizz, algo que pode ser resolvido, em casos de emergência, aplicando a mistura de água com leave-in.

Hora de dormir
O coque abacaxi, ou pineapple, no original em inglês, é uma técnica utilizada para não amassar o cabelo na hora de dormir. A amarração tem esse nome porque lembra a fruta, já que o os fios ficam presos no alto da cabeça com um elástico grosso, como um rabo de cavalo, e ainda proporciona volume. Vale ressaltar que não é bom amarrar o elástico duas vezes, para evitar que o cabelo fique marcado. Outra boa opção é fazer tranças torcidas. Isso pode ser feito tanto com o cabelo seco quanto molhado. Nesse caso é só apostar no seu produto preferido para definir os fios antes de começar o processo. O ideal é dormir com uma touca para evitar que a amarração se desfaça. Ao acordar, seus fios estarão ondulados e não ficarão com frizz.

E aí gente, é isso! Gostaram das dicas? Comenta aqui o que tu achou! 

Nenhum comentário

NÃO USE OS TEXTOS AQUI CITADOS PARA FINS LUCRATIVOS. CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO. . Tecnologia do Blogger.